Alumínio além das panelas

Alumínio

É comum quando pensamos em alumínio, lembrarmos das panelas e depois utensílios da nossa casa, porém esse material está presente em muitos outros produtos do dia a dia.

O alumínio é um metal leve, macio, resistente, não tóxico e não magnético, e devido a essas características é aplicado em diversos segmentos, como, por exemplo, transporte, construção, embalagens e  elétrica. Além disso, em bens de uso cotidiano. Esse metal só não é mais utilizado que o aço.

Exemplos de aplicações nesses segmentos citados:

Transporte

Como elemento estrutural de embarcações e veículos terrestres e aéreos. Não somente veículos coletivos e de grande porte, mas também está presente, por exemplo, em quadros, aros de bicicleta e rolamentos de skates.

Construção civil

Em box, janelas, portas e estruturas de obras gigantescas.

Por ser um material que não oxida com facilidade, tem muita procura em lugares praieiros. Nos gráficos abaixo, retirados dos dados de pesquisa do Google, mostra como no Brasil, onde mais se busca por alumínio são em estados onde a extensão litorânea é relevante e populosa (figura 1). 

Figura 1 - Maior proporção de buscas por “alumínio” em estados brasileiros.  Fonte: Googe Trends. Visto em 10/11/2016 às 16h.

Figura 1 - Maior proporção de buscas por “alumínio” em estados brasileiros. 
Fonte: Googe Trends. Visto em 10/11/2016 às 16h.

Embalagens

Quando se fala em embalagens logo se pensa nas latas de refrigerante e cerveja, mas o alumínio é utilizado também, além de outras latas, em embalagens Tetra Pak e temos também o papel-alumínio.

Elétrica

Em cabos, fios e painéis. A condutibilidade elétrica do alumínio é menor que a do cobre, que é o material mais comum para transmissão elétrica de alta tensão, mas é compensado pelo menor custo e densidade, permitindo maior distância entre torres de transmissão, pois o arame de alumínio suporta a força de estiramento e deixa o conjunto pouco sensível aos ventos.

Bens de uso cotidiano

Além de ser barato em relação a outros materiais para esse propósito, o alumínio é um bom condutor de calor, por isso é muito usado para fazer panelas. Não somente isso, na cozinha ainda se usa em tigelas, potes, talheres e outros utensílios.

Industrias diversas

Da indústria moveleira, confeccionando puxadores, trilhos e adornos, aos mais diversos, como refrigeração, ferragens, ferramentas, alimentício entre outros.

A busca por produtos e soluções de alumínio vem aumentando

Ainda na pesquisa sobre tendências do Google é possível observar que há um aumento na procura por soluções em alumínio (figura 2).

Um dos mais novos metais semi-acabados com crescente utilização em diversos segmentos, se destaca por proporcionar ótimo acabamento, com durabilidade e baixo peso específico.

Figura 2 - Interesse pelo termo “alumínio” com o passar do tempo na busca do Google desde 2011. Fonte: Googe Trends. Visto em 10/11/2016 às 16h.

Figura 2 - Interesse pelo termo “alumínio” com o passar do tempo na busca do Google desde 2011.
Fonte: Googe Trends. Visto em 10/11/2016 às 16h.

Naiany Moraes