Drawback: veja como comprar matéria prima mais barata para os seus produtos de exportação.

Drawback

Vender o seu produto por um preço mais alto é uma maneira clara de aumentar as margens de lucro. No entanto, esse aumento também acontece se você consegue uma redução no preço da matéria prima. Ou seja, vender é bom e todo mundo gosta. Mas comprar bem também é fundamental. A Maurano vai te ajudar neste segundo ponto. Existem incentivos na legislação brasileira para exportação que reduzem a taxa de imposto que incide nos insumos. Vamos ver como isso funciona?

 

Primeiro é importante entender o que é Drawback

No fundo, Drawback é um incentivo para fomentar a exportação. Esse benefício isenta o exportador de pagar tributos incidentes sobre matéria prima importada, quando o produto final vai ser exportado.

 

Vamos usar um exemplo prático para ficar mais claro

Suponha que você é um fabricante de pias de aço inox e seu consumidor é o mercado estrangeiro. Para fazer as pias precisamos de comprar matéria prima, entre elas o aço. Neste caso, o aço é importado e recebe um tributo de 12% a 14% no momento que entra no Brasil. É justamente este imposto que você pode deixar de pagar já que a sua pia vai ser exportada para outro país. Resumindo: é possível comprar aço inox de 12% a 14% mais barato.

Segundo a Receita Federal: “A importância do benefício é tanta que na média dos últimos 4 (quatro) anos, correspondeu a 29% de todo benefício fiscal concedido pelo governo federal.” Ou seja, este é um fator que faz uma diferença muito significativa para os exportadores.

 

Mas… perai! E se eu comprar metal nacional? Ele não paga imposto de importação, certo?

É verdade, não paga. No entanto, o preço em geral do material nacional segue o preço do importado. Desta forma, na grande maioria dos casos, o custo da matéria prima nacional é equivalentes ao custo da importada. Veja o gráfico abaixo da composição de preço.

Materia nacional, importada e com drawback

Então, quer dizer que, provavelmente, eu não vou conseguir essa redução de preço se comprar o produto nacional?

Exatamente. Como o produto nacional não tem essa isenção de imposto, ele segue o valor cheio de mercado, que, em geral, é composto pelo valor da matéria prima importada mais impostos.

Já se você optar pelo insumo importado, junto com a operação de Drawback, você terá uma redução no valor da matéria prima de 12% a 14%. É um ótimo negócio.

 

Quero começar agora, como faço?

Essa é a melhor notícia. Você não precisa importar diretamente a matéria prima para fazer o Drawback. Basta você comprar a matéria prima importada pela Maurano, informar que ela vai ser usada para fabricar um produto de exportação, e nós cuidaremos do resto. Moleza economizar com a Maurano.